segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A hidroterapia

A hidroterapia. Independentemente das propriedades mineromedicinais de algumas águas, o simples contacto físico externo com este elemento da natureza é indispensável para nos mantermos saudáveis.

A água exerce um efeito revigorante sobre o nosso organismo e a separação dela durante longos períodos de tempo causa uma debilidade geral que pode originar múltiplas patologias.

A hidroterapia é uma prática de exercícios em água quente que pode ser realizada em grupos ou individualmente e cuja finalidade é tratar doenças, aliviar dores e induzir o relaxamento.

Esta prática de exercícios hoje em dia é utilizada em centros de reabilitação, spas, clínicas, hospitais, termas e também em casa.

Em casa utiliza-se a hidroterapia para ajudar a descontrair, aliviar dores ligeiras e induzir o sono.

Em Portugal os médicos da Medicina Convencional aconselham aos seus pacientes a irem a banhos para as termas, como forma de tratar os músculos doridos e as articulações.

Nas termas os tratamentos podem ser efectuados através de banhos de imersão em tinas de água fria ou quente, banhos de assento ou ingestão de águas minerais.

No Distrito de Viseu recomendo as Termas de S.Pedro do Sul e as de Alcafache.

Nos Spas, os tramentos são banhos de lama, vapor, compressas quentes ou frias ou com chuveiros de pressão.

A HIDROTERAPIA

SPAS EM CASA

O spa significa "salus per aquam". Usufruir dos efeitos da água em casa actualmente é um privilégio para quase todos os portugueses.

Para desfrutarmos deste privilégio basta criarmos um ambiente adequado com luz fraca, música relaxante, umas velas aromáticas, uma boa companhia... e encher a banheira com água quente à temperatura de 38º, dissolver na água os sais e essências que mais convenham para a nossa saúde. Os óleos essenciais dissolvidos na água transmitem com maior intensidade as suas propriedades ao serem absorvidos pelos nossos poros.

DICAS PARA OS ÓLEOS.

O óleo de mangericão melhora os estados de espírito, o de jasmim acalma a ansiedade e vence a tristeza, o de alfazema combate as insónias e as dores musculares, o de camomila alivia a enxaqueca e o nervosismo, o de rosas alivia a tensão e o de salva dissipa os estados depressivos e cuida da pele.

O banho tem a duração de vinte minutos, se o prolongar pode afectar o sistema circulatório e o coração.

Aproveite a nossa sugestão "a hidroterapia" e tenha um fim de semana relaxante, conseguindo assim recarregar baterias, para enfrentar a semana seguinte. Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário