segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Massagem e o toque

A massagem e o toque: desde que nascemos até que morremos temos necessidades instintivas de tocar e ser tocado. Através do contacto físico conseguimos obter benefícios físicos e emocionais.

Conseguimos obter esses benefícios através das massagens quando o profissional (terapeuta) usa as suas mãos com movimentos para detectar e libertar toda a tensão muscular atenuando a rigidez nas articulações, estimulando a circulação sanguínea e garantindo uma drenagem linfática eficaz.

O toque tem capacidades curativas, podendo restituir ao paciente o equilíbrio à saúde proporcionando-lhe bem-estar, segurança e estabilidade.


A prática da massagem já era muito popular entre os gregos e os romanos, desempenhando um papel muito importante na área dos cuidados de saúde. Infelizmente, na Idade Média, a Igreja Católica catalogou a prática das massagens como "pecado".

Hoje em dia e graças ao ginasta PETER HENRIK LING ter criado a massagem sueca, donde se retirou a maioria dos métodos modernos aplicados nas massagens, são utilizadas como um recurso terapêutico em consultórios, hospitais, clínicas, centros de estética, centros de fisioterapia e clubes desportivos.

As massagens são também utilizadas na expressão dos sentimentos. O psicanalista Wihelm Reich no século XX defendeu que as emoções por exprimir como a raiva e a dor ficando reprimidas no nosso corpo não é bom para a mente.

O corpo, a mente e as emoções estão ligados. A tese do psicanalista preparou o caminho para as massagens, enquanto terapia holística. Ao praticá-la libertamos energia, o que é fundamental para o nosso corpo. Ao recebermos uma massagem relaxante nas costas beneficiamos na diminuição da dor, de uma perna dorida.

As reacções às massagens são: relaxamento, cansaço, energia e quando emoções (sentimentos) reprimidas, pode surgir o choro.

Quase todos os profissionais (terapeutas) trabalham num ambiente aquecido, tranquilo, com velas acesas, música suave e utilizando óleos.
Os óleos utilizados, devem estar à temperatura do corpo, sendo aconselhável deitá-los sobre as costas das mãos, para se certificarem da sua temperatura. Se o óleo for de amêndoas doces, o terapeuta deve aquecê-lo nas suas mãos até atingir a temperatura certa.

A massagem deve durar pouco mais de 1 hora, dependendo das queixas do paciente e das técnicas que o terapeuta dominar e também da capacidade de recuperação do paciente.

Se tiver sentimentos reprimidos fale com o seu médico peça-lhe ajuda propondo fazer massagens, verá como a sua vida irá melhorar.

Espero ter contribuído para melhorar a sua vida falando sobre a massagem e o toque.

Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário