segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cuidados durante a gravidez

Os cuidados que devemos ter durante a gravidez são muito variados. A mulher por natureza está preparada para o fenómeno da gravidez, mas mesmo assim deve ter cuidados especiais com o corpo, pois o organismo feminino durante o período da gravidez está sujeito a muitas tensões.
Numa mulher grávida as depressões psíquicas alternam com a lassidão física, os enjoos e a fadiga.
Por serem tão violentas, muitas mulheres deixam durante a gravidez e depois do parto de cuidarem de si, preocupando-se só com o seu bebé. Quando caiem em si, por vezes já é tarde demais para reparar determinados danos.

O que deve fazer uma mulher grávida para suportar, sem prejudicar a sua beleza as graves tensões físicas a que está sujeita:

- Até ao nascimento do bebé não deve aumentar muito o peso. É impossível impor limites ao aumento do peso, mas não deve ultrapassar os 12 Kgs. Os bebés mais leves nascem mais depressa e com menos complicações do que os gordos;

- Beber 1 litro de líquidos por dia;

- Reprimir o apetite por alimentos muito ricos em calorias. Comer por dois não é saudável;

- Ter muito cuidado com a sua higiene;

- Cuidar todos os dias pela manhã do corpo;

- Fazer exercícios;

- Dar ou receber massagens no corpo.


HIGIENE

As mulheres grávidas transpiram com maior abundância, pelo que devem tomar duchediariamente ou pelos menos lavar-se parcialmente, mas devem fazê-lo meticulosamente.
Se gostarem de tomar banho de imersão deverão fazê-lo 1 vez por semana. Nas últimas seis semanas antes do parto devem prescindir deste hábito. O banho de imersão permite uma possível penetração de bactérias nas vias genitais. Antes da toma do banho de imersão é aconselhável desinfectar a banheira.

Nos seios devem aplicar muita água fria, terminando com uma boa fricção com um óleo corporal.


CUIDADOS DURANTE A GRAVIDEZ:

Todas as manhãs, é muito saudável escovar-se o corpo a seco, com o auxílio duma luva de sisal, fazendo movimentos vigorosos no sentido do coração. Em seguida untar o corpo com um óleo ou uma loção corporal.

Os exercícios de ginástica são muito adequados durante o período de gravidez. Serão exercícios adequados para esse efeito, os quais a irão ajudar a suportar os últimos meses de gravidez e a preparar o seu corpo para o trabalho do parto. Para a prática deles deverá informar-se junto ao seu médico, ele lhe dará as indicações sobre os exercícios que deve fazer e o local onde os poderá efectuar.

Os exercícios de ginástica irão diminuir as dores nas costas, atenuar a prisão de ventre, a fadiga e o inchaço. Irão também contribuir para manter o humor mais estável, a sua auto-estima e pôr o sono em dia.

EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS:

- Caminhadas;

- Natação;

- Hidroginástica;

- Bicicleta;

- Ioga, Pilates (Nestes exercícios o professor deve ter muita prática em exercícios para grávidas);

- Massagens.

Nas massagens para grávidas deve evitar-se amassamentos muito profundos.
Até ao 3º mês de gravidez é aconselhável só massagens nas costas. Após o 3º mês deve- se fazer massagens com a gestante de decúbito lateral e aplicar no ventre unicamente movimentos circulares muito suaves.

Não se esqueça que estar grávida é uma dádiva, pois está a gerar uma criança. Essa criança será uma âncora para si. Sorria e viva o momento com alegria, mesmo com o seu corpo a sofrer alguns efeitos secundários muito desagradáveis tais como : as estrias, o pano, as varizes. Seja feliz.

Com esta minha mensagem espero ter contribuído para as dúvidas que possa ter tido sobre Cuidados durante a gravidez. Por favor queira deixar comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário